Naqueles dias mais difíceis, eles se aproximam com o rabo encolhido e a cabeça baixa, como se oferecessem algum tipo de conforto silencioso aos donos. Coincidência? A ciência acaba de descobrir que não. Os cachorrinhos conseguem, de fato, ler as emoções dos donos e combiná-las com os gestos reproduzidos pelos humanos. Até então, especialistas acreditavam que só nós éramos capazes de compreender emoções complexas como raiva, tristeza e felicidade.

O estudo publicado no jornal Biology Letters conta com a participação de pesquisadores da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, e também da Universidade de São Paulo. Eles mostraram imagens de diferentes expressões humanas e caninas para 17 cachorros, enquanto vozes e latidos eram reproduzidos ao fundo.

Cachorros foram estimulados com imagens que expressavam alegria e raiva, combinadas a sons de vozes e latidos

Cada cachorro teve estímulos positivos e negativos, como expressões felizes e bravas, combinadas aos seus respectivos sons. Nesses momentos, os animais passavam mais tempo prestando atenção aos estímulos, como se estivessem criando reproduções mentais daquelas emoções – ou tentando desvendá-las.

Para Daniel Mills, um dos autores do estudo, responder ao comando de uma voz enérgica e identificar todas as nuances que expressam uma emoção humana são situações completamente diferentes. “Nosso estudo é o primeiro a comprovar essa capacidade dos cachorros de entender emoções humanas e também de outros cachorros”, afirma o pesquisador.

Então, saiba que o seu bichinho consegue sacar quando você está meio para baixo, e é por isso que aquela aproximação carinhosa não é à toa. Existe uma intenção bondosa por trás, viu? O mesmo vale para os dias felizes, quando eles querem compartilhar a alegria do dono. É realmente o melhor amigo do homem, gente!

Cachorros fazendo cosplay? Claro que temos

Claro. Não foram os cães que fizeram suas fantasias, mas este casal de Shiba Inu pode ser considerado um fenômeno do cosplay. Essa duplinha mora em Yokohama, no Japão, e seu dono, o usuário do Twitter C_Suzuki, posta várias fotos deles com as mais diversas fantasias.
Créditos: Twitter/Reprodução

int(1)

Cachorros conseguem entender as emoções dos donos, diz estudo

Sair da versão mobile