Os donos da chihuahua porto-riquenha Milly buscam o reconhecimento no livro dos recordes, Guinness Book, como o menor cão do mundo.

Milly, de pouco mais de três meses e que cabe na mão de um adulto, tem 6,35 centímetros de altura e pesa 170 gramas.

 

A família que cuida da frágil cachorrinha reconhece que Milly ainda pode crescer, mas o fato de manter o mesmo tamanho desde a terceira semana é um indicativo de que poderá bater o recorde do chihuahua do estado de Kentucky, nos Estados Unidos, Boo Boo, considerado até agora o menor cão do planeta, com 10,16 centímetros de altura.

“No prazo de três meses será possível registrar o recorde Guinness”, declara convicta Eizzil Rivera na casa da família de Vega Alta, no litoral norte de Porto Rico, onde Milly é cercada de cuidados.

Em declarações à “Agência Efe”, Eizzil, uma das tratadoras de Milly, destaca que na mesma idade da cachorrinha porto-riquenha Boo Boo tinha o dobro de seu tamanho.

Outra característica que Eizzil considera favorável a Milly é que ela está na segunda fase de crescimento, que vai dos três aos seis meses, a última em que podem ocorrer mudanças, porque na terceira – dos seis meses a um ano – as alterações são praticamente imperceptíveis.

“Apesar do tamanho, Milly se alimenta bem, inclusive mais do que se supõe deveria comer para suas dimensões, revela a cuidadora. Para se ter uma ideia de como era diminuta, a cachorrinha recebia leite de conta-gotas quando nasceu porque sua boca era muito pequena.

Milly fica o tempo todos sob os cuidados dos tratadores, separada da irmã Cocoa, da mãe Prada e do pai Narciso.

O animal está constantemente acompanhado por ela ou pela proprietária, a argentina Vanessa Semler, que se dedica a criação de chihuahuas em Porto Rico.

Semler reconhece que o cuidado com Milly exige esforço, mas esclarece que ela e seu marido, Edwin Dávila, não têm filhos e isso permite centrar as energias em uma cachorrinha que esperam seja reconhecida como o menor animal de sua espécie do planeta.

O processo já está em andamento e após os primeiros contatos com a organização do Guinness foi acertado que um juiz viajará a Porto Rico nos próximos meses para certificar o tamanho de Milly. A partir da ilha, serão enviadas suas medições comprovadas previamente por um notário.

Os exemplares de chihuahua, espécie originária do estado do México de mesmo nome, costumam alcançar altura entre 15 e 25 centímetros. 


int(1)

Chihuahua fêmea porto-riquenha é candidata a menor do mundo