Uma chimpanzé de 19 anos chamada Azalea ganhou a internet na última quarta-feira (19) depois que a agência Associated Press publicou imagens em que ela aparece fumando no Zoológico Central, de Pyongyang, na Coreia do Norte.

Nas fotos, Azalea está sentada em uma pedra acendendo sozinha e fumando cigarros convencionais. Segundo o site Huffington Post, a chimpanzé foi treinada para exibir este “número” aos visitantes. O especialista em primatas Frans de Waal disse que é possível condicioná-la a adquirir o hábito, mas que isso é , obviamente, uma forma de crueldade animal.

“É claro que é tão viciante e prejudicial para a saúde dela como é para os humanos”, alertou o profissional. Ele também discorda da justificativa oficial dada pelo zoológico, de que a chimpanzé não inala a fumaça dos cigarros que consome.

Esta não é a primeira vez que o zoológico coreano, inaugurado em 1959, se envolve em polêmicas de maus tratos. Ele já foi acusado também de promover lutas mortais entre animais para divertir os visitantes.

Chimpanzé fumante é atração de zoológico na Coreia do Norte

Azalea foi treinada para acender os próprios cigarros durante apresentações ao público. Segundo o zoológico, ela não inala a fumaça
Créditos: Reprodução / Huffington Post

 


int(1)

Chimpanzé fumante que acende o próprio cigarro vira atração de zoológico na Coreia

Sair da versão mobile