O Dia Mundial Sem Carro, comemorado no dia 22 de setembro, ainda parece não modificar muito a rotina dos brasileiros. Na Letônia, porém, a discussão do espaço ocupado pelos carros foi acirrada nesse dia e ciclistas saíram às ruas com uma armação que imitava a carroceria de um carro, para mostrar quanto espaço das ruas uma bicicleta economiza.

A Letônia é um país europeu bem pequeno, com uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas – número cinco vezes menor do que a população da cidade de São Paulo. Mesmo com uma população tão pequena, a questão dos engarrafamentos também incomoda o país. Para chamar a atenção para o espaço, muitas vezes desnecessário, que o carro ocupa, ciclistas de Riga (capital da Letônia) saíram às ruas com armações coloridas que simulavam o espaço que os carros ocupam nas ruas.

A ação mostrou como é importante dar cada vez mais incentivos para a população sair de casa com suas bicicletas, que são eficientes tanto contra congestionamentos como contra a poluição.

Sem mais artigos