Na semana passada a cidade de Concord, no Estado americano de Massachusetts, votou para abolir a venda de água engarrafada. Essa é a primeira cidade do Estados Unidos a adotar a decisão. A atitude ecologicamente correta entrará em vigor a partir de janeiro de 2011.

Liderados por Jean Hill, uma ativista de 82 anos, os moradores preferiram se livrar das pesadas consequencias do uso de garrafas plásticas, que lotam os aterros sanitários e poluem os rios. “Todas essas garrafas descartadas estão danificando nosso planeta, criando crostas de lixo no oceanos que machucam peixes, tartarugas e outros animas marinhos”, disse Hill ao site TreeHugger.

A indústria da água já está chiando e teme que outras cidades adotem a mesma medida.  Esse mercado lucra US$ 10 bilhões (R$ 17.9 bilhões), e já sente a queda de lucros por conta das 100 cidades nos Estados Unidos que ainda permitem a comercialização, mas que decidiram deixar de gastar dinheiro público com o material.

Essa água não refresca ninguém! (Reprodução/TreeHugger)

Essa água não refresca ninguém! (Reprodução/TreeHugger)

A Associação de Água Engarrafada reclamou dizendo que a medida desencoraja as pessoas a beberem água. Mas o que beber água tem a ver com garrafas plásticas? Se pararem de poluir os rios, todo mundo vai poder beber água limpa sem ter que pagar por isso. E vai poluir cada vez menos.

Já estava na hora de começar a inverter o ciclo da poluição. Quem sabe as próximas gerações vão ter um mundo mais limpo…


int(1)

Cidade dos Estados Unidos aboliu água engarrafada