Dentista inglês faz prótese de bico para ganso machucado


Créditos: Reprodução/Dailymail

O dentista Chris Siddons está já habituado a fazer dentaduras de todo tipo para bocas humanas. No entanto, para ganso foi uma novidade. Ele foi solicitado para reconstruir o bico de um ganso acidentado. 

O pássaro Tilly, que não é fêmea, perdeu metade de seu bico quando tinha apenas seis meses de idade, depois de mastigar, acidentalmente, um punhado de arame farpado.

Com sete anos de idade, o ganso aprendeu a usar a língua para substituir a parte faltante. Mas recentemente, a parte que sobrou do bico começou a se deteriorar. Inicialmente, alguns veterinários sugeriram sacrificar o bichinho. Até que o veterinário Andy MacGregor teve uma ideia.

Ele inicialmente aplicou uma resina odontológica e parafusos ortopédicos como medida temporária, e, em seguida, entrou em contato com seu amigo dentista Chris Siddons, que trabalhava da cidade vizinha de Wharfedale.

O dentista topou o desafio e se empenhou em reconstruir o bico do pobre pássaro. Primeiro, Tilly foi posto em anestesia geral para que pudessem ser feitas algumas impressões de silicone de seu pico, para servir de modelo. Posteriormente, Chris utilizou um produto odontológico específico para produção de dentaduras e reconstruiu o bico do animal.

Segundo o “Dailymail”, o dentista afirmou ser a primeira vez na vida dele, com mais de 20 anos só de profissão, que ele fez ou ouviu falar de uma operação como essa.

Ao todo, a operação teria o custo de aproximadamente 500 reais, mas foi feita gratuitamente, já que a chance de sobrevivência do animal era muito pouca.

“Quando recebi o telefonema, pensei que era brincadeira”, disse o dentista.

“Levamos apenas 45 minutos para fazer a cirurgia e estamos acompanhando a recuperação do animal para liberá-lo o quanto antes para sua casa. Foi uma operação muito rara e algo que eu talvez nunca mais volte a ver”, finalizou o dentista.


int(1)

Dentista inglês faz prótese de bico para ganso machucado

Sair da versão mobile