Cientistas da Universidade de Loyola identificaram uma proteína chamada TRIM5a que destrói o vírus HIV em macacos da espécie rhesus.

Infelizmente elas não atuam da mesma maneira em nós seres-humanos, que possuímos as proteínas em nosso organismo.

Segundo o pesquisador sênior Edward M. Campbell, a descoberta pode ajudar os cientistas a encontrarem a característica específica que faz com que o TRIM5a seja efetivo contra o HIV em macacos rhesus.

Se você ainda não sabe, o HIV é o Vírus da Imunodeficiência Humana, responsável pela AIDS. Vários TRIM5a grudam na célula do HIV e o destroem, mas isso só acontece nos macacos.

O TRIM5a é formado por cerca de 500 amino-ácidos. A ideia dos pesquisadores de Loyola agora é descobrir qual amino-ácido ou conjunto de amino-ácidos é o responsável por essa diferença de atuação entre humanos e macacos. Com essa informação cientistas poderão modificar geneticamente o TRIM5a dos humanos para que tenha um efeito semelhante ou criar remédios que imitem esse efeito.

O curioso é seguir testando em animais sabendo que o efeito de tratamentos e doenças é muito diferente do que em humanos.

Dedos da mão direita cruzados pra encontrarem a cura para o HIV, e dedos da mão esquerda cruzados para pararem de testar em animais.


int(1)

Descoberta proteína que destrói o HIV

Sair da versão mobile