O fim de ano está aí: festas, praia, comemorações e as tão esperadas férias! É, mas para alguns, as sungas e biquínis vão ser trocados por lápis, cadernos e muito estudo. Isso porque muitos alunos não alcançaram as notas que precisavam e agora correm atrás do tempo perdido para não bombar de ano.

Às vezes, a situação é tão crítica, que trocar os amigos por um professor particular é a única saída. É o caso do estudante de medicina Julio Santoro: “Eu até que era um bom aluno, mas à partir do 1° colegial, comecei a dar uma esculachada. No 3° ano, eu precisa de 10 para passar em química, aí larguei tudo e fui estudar, afinal, eu não queria ter que perder um ano inteiro por causa de uma nota. Contratei um professor particular, que vinha me dar aulas três vezes por semana, e enfiei a cara nos livros. Passei! Hoje, na faculdade, sou um aluno muito melhor. Valeu o aprendizado”, diz.

Dicas para você se dar melhor na escola

-Tente estudar uma horinha por dia. Não dói nada e a recompensa é ótima: férias antecipadas!
-Freqüente as aulas diariamente. Não adianta nada ter notas boas e repetir por faltas.
-Durma e se alimente bem. Uma boa noite de sono e um bom café da manhã podem garantir um melhor desempenho nas aulas
-Preste atenção nas aulas, tire todas as suas dúvidas e deixe para botar o papo em dia na hora do intervalo
-Não deixe de fazer os trabalhos. A nota deles pode ser valiosa na hora de fechar a média.

“Não adianta ficar estudando na véspera da prova e achar que um milagre vai acontecer. Uma vez tentei colar numa prova de recuperação e me ferrei. Repeti de ano, mas não foi só por causa disso, eu estava mal em outras matérias também”, afirma Luisa Sodré, estudante.

Não esqueça de uma coisa: é importante você ter um tempo para si mesmo. Deixar os estudos te dominar pode fazer você ficar de saco cheio. Aí não vale a pena, né?


int(1)

Dicas para você não bombar e curtir as férias