A presidente Dilma Rousseff destacou em comunicado a trajetória política do senador e ex-chefe de Estado Itamar Franco, que morreu neste sábado aos 81 anos em São Paulo, onde fazia tratamento contra leucemia, e declarou luto oficial de sete dias em sua homenagem.

“Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco. Dirigente do país em um momento crucial da nossa história recente, o presidente Itamar nos deixa uma trajetória exemplar de honradez pública. O Brasil e Minas sentirão a sua falta”, diz o comunicado divulgado pela Presidência.

Dilma, que enfrentava oposição política de Itamar, expressou pêsames à família e aos amigos do senador. Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, a governante pretende comparecer ao velório do ex-líder.

Apesar de Dilma ter oferecido a amigos de Itamar o Palácio do Planalto como local para o velório, a família do ex-presidente esclareceu que, antes de morrer, ele pediu que seu corpo fosse velado em Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde fez carreira política.

Após as cerimônias religiosas em Juiz de Fora, o corpo do ex-presidente será levado a Belo Horizonte para também ser velado no Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais. 


int(1)

Dilma Rousseff declara luto oficial de sete dias pela morte de opositor