Os prefeitos de dois municípios foram eleitos neste domingo (07) pelo critério de idade quando os dois primeiros colocados empataram em número de votos, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

 

Um dos casos aconteceu em Bananal (SP), onde Miriam Bruno, do PV, e Jorge da Silva Rodrigues Filho “Peleco”, do PSDB, empataram com 1.849 votos cada um, equivalentes a 28,54% do total, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como a idade é um critério de desempate nesses casos, Miriam, de 62 anos, foi declarada ganhadora pelo TSE em vez de seu rival, de 48.

O outro caso ocorreu em Balsa Nova (PR), onde Luiz Claudio Costa, do PMDB, e Marco Zaneti, do PDT, empataram com 3.869 votos, que correspondem aos 46,26% da votação. Neste caso, a idade favoreceu Costa, declarado vencedor com 59 anos, enquanto Zaneti tem 41.

As duas cidades têm menos de 200 mil habitantes, por isso não houve segundo turno.

Em outros cinco municípios a prefeitura foi decidida por um voto de diferença. Isso aconteceu nos municípios de Exu e Correntes, ambos em Pernambuco, Moiporá (GO), Álvaro de Carvalho (SP) e Caiçara (PB), segundo o TSE.

Em 50 municípios brasileiros com mais de 200 mil habitantes, e onde os candidatos não conseguiram 50% dos votos mais um, haverá segundo turno no dia 28.

Sem mais artigos