Dubai, coração econômico e turístico dos Emirados Árabes Unidos, terá em breve algo inovador para visitantes e moradores mais religiosos: o primeiro parque dedicado exclusivamente ao Corão, livro sagrados dos muçulmanos.

O parque, cuja conclusão está prevista para setembro de 2014, será erguido sobre uma superfície de 60 hectares na área de Al Jauanish, explicou recentemente o diretor-geral da prefeitura, Hussein Nasser Lutah.

O local será ornamentado com dezenas de tipos de plantas mencionadas no Corão, e incluirá uma passagem na qual serão exibidos os milagres e relatos incluídos no livro, que, segundo acreditam os muçulmanos, contém a palavra de Deus revelada ao profeta Maomé por meio do arcanjo Gabriel.

Este projeto inscreve-se dentro dos planos de Dubai de ampliar os locais de recreação, ensino e turismo a serviço dos moradores locais e estrangeiros.

Lutah disse que o parque será dividido em duas áreas cheias de plantas que constam no Corão e estarão unidas por um caminho principal que ocultará “as surpresas” durante o percurso.

Além disso, o parque contará com fontes de água, um jardim destinado a recriar um ambiente desértico, um oásis com palmeiras, tanques, praças, pistas para correr e praticar ciclismo, parque com jogos infantis e um teatro ao ar livre.

Entre os 54 tipos de plantas mencionadas no Corão que serão semeadas no recinto, aparecem algumas icônicas como a figueira, a oliveira, a granada, a videira e o marmeleiro.

Algumas dessas plantas, especificamente 15, serão cultivadas em uma estufa de vidro para permanecerem protegidas do clima de Dubai.

O objetivo dessas plantas é levar os visitantes à reflexão sobre a razão de sua presença nos versículos corânicos, como a forma de abordar os milagres da criação e da vida.

Segundo o Corão, as plantas, frequentemente vinculadas com histórias de profetas, se repartem entre o paraíso e o inferno.

O projeto está orçado em US$ 3,7 milhões, segundo foi estabelecido em um concurso de licitação, mas não está descartado o surgimento de modificações em função do projeto definitivo do parque.

As reações dos moradores do país com relação ao parque foram até agora positivas, embora os que mais elogiem sejam os estrangeiros que residem no local.

“Será um parque dentro do centro turístico, como é tudo em Dubai. Dará formosas superfícies verdes à cidade e as crianças poderão aprender sobre o Corão. Tudo isso é muito bom”, disse à Agência Efe o cidadão sírio Ahmed Abdelaziz, que trabalha na administração empresarial.

Para este sírio, o projeto pode contribuir para reativar o turismo, já que tem um componente religioso muito específico e pode permitir que as famílias aproximem seus filhos do livro sagrado.

O egípcio Rahman Hassan compartilha a esperança, embora seja cético sobre seu custo. “A ideia é boa e educativa, encoraja a reflexão e ensina o Corão, mas é possível investir o dinheiro em outra coisa, como dar aos trabalhadores”.


int(1)

Dubai construirá o primeiro parque dedicado ao Corão

Sair da versão mobile