O esqueleto de uma índia que data de dois mil anos foi encontrado no final do ano passado na cidade de Davie (sudeste da Flórida) por uma equipe de operários que cavava uma fundação em uma estrada, informou nesta sexta-feira (10) o canal de televisão “Local 10“.

Segundo os arqueólogos, os restos mortais da mulher, achados na Pine Island Road, ao norte de Miami, e em perfeito estado de conservação, significam um “descobrimento pré-histórico significativo e fascinante”, afirmou o canal.

“Eles desenterraram os restos mortais de uma mulher índia que remonta cerca de dois mil anos atrás”, explicou o diretor da Junta para a Proteção Histórica e Arqueológica, Bob Carr.

Devido às leis do estado e as normativas tribais que no local, não foi possível divulgar imagens do esqueleto, mas “a equipe de operários da construção encontrou, perto dos restos mortais, artefatos e ferramentas feitas com ossos de cervo”, acrescentou o arqueólogo.

A jovem, de cerca de 20 ou 30 anos, media apenas 1,50 metros e provavelmente viveu no período Arcaico, em uma tribo anterior aos Tequesta, índios que habitaram a foz do rio de Miami e o sul da Flórida.

“Milhares de veículos circularam sobre esta jazida todos os meses. Isso significa que até mesmo em uma estrada é possível encontrar uma joia arqueológica”, afirmou Carr.


int(1)

Esqueleto de índia de 2 mil anos é encontrado em estrada nos EUA