Os estudantes de um colégio da província argentina de Misiones serão obrigados a usar mochilas transparentes para controlar que não introduzam nem armas nem drogas no centro, segundo informaram neste domingo (23) a imprensa local.

Por um acordo entre a direção e os pais dos alunos da Escola Normal Superior 2 da cidade missionária de Monte Carlo, o uso de mochilas transparentes será obrigatório para o ano letivo 2014, que começa nas próximas semanas na Argentina.

A medida pretende evitar episódios de violência escolar “através de um controle mais exaustivo dos objetos que os alunos levam”, porque se poderá “verificar só de olhar que não carregam armas ou drogas”, explicou a diretora do colégio, Nora Argüello, em declaração à “Infobae“.

A medida, que começou a ser aplicada no último semestre de 2013, se tornará obrigatória em 2014, depois que constataram que sua implantação reduziu “notoriamente os fatos de violência”, segundo Argüello.

A diretora informou que haverá mochilas transparentes a preços acessíveis confeccionadas por microempresários da região. É a segunda escola que promove o uso das mochilas transparentes na província de Misiones, depois que outro colégio na cidade de Eldorado tomou a medida, em 2013.

Segundo dados do Unicef, nos últimos anos uma média de 66% dos estudantes argentinos presenciaram situações de humilhação entre eles mesmos, e 23% se preocupavam em ser vítimas de violência e de assédio.

Sem mais artigos