Quando você decide ter um filho, ou mesmo se acontece por acaso, é fato que sua rotina vai ter que mudar muito. Mas existem pais que não querem abrir mão de tudo, e acham que certos comportamentos podem ser mantidos. Por pensar que as crianças não entendem, alguns não deixam de usar drogas e, muitas vezes, fazem na frente dos filhos. Como o álcool é um droga lícita no Brasil, alguns pais nem se tocam do exemplo que dão aos filhos.

“Agora que o Pedro já tem seis anos eu não uso nada na frente dele, pois ele está na fase dos ‘por quês’. Mas quando ele era pequeno, não tinha problema, ele nem se ligava. Não acho que seja um mau exemplo, ele vai usar drogas ou não, intependente do que eu faço, ainda mais porque nem deve saber de nada…” Diz Márcio Pereira, 27.

Patrícia Teixeira, 21, conta que sua mãe fumava maconha quando ela era pequena. “Quando senti o cheiro de maconha já grande, em uma festa, automaticamente lembrei da casa de uma amiga da minha mãe! Foi um flashback, eu não tinha idéia do que estavam fazendo na época, mas acho que ficou marcado em algum lugar da minha memória, sabe? Reconheci o cheiro, fui tirar satisfações e minha mãe confessou. Eu nem sabia que ela fumava, mas aquele cheiro era característico das minhas tardes na infância!”. Patrícia fuma maconha, mas diz que não tem nada a ver com o fato da mãe fumar.

Segundo Dr. Ivan Braun, psiquiátra do Grupo de Estudos sobre Álcool e Drogas do Instituto Psiquiátrico do Hospital das Clínicas, não dá para saber ao certo se o uso de drogas na frente de uma criança pequena tem algum efeito psicológico, mas lembra que “os pais são os principais exemplos para os filhos”.

“Sem dúvida é uma forma de levar os filhos a usar drogas. Para uma criança, algo que os pais fazem é mais do que normal, é algo que deve ser feito”.

Além disso, o doutor ressalta que “a fumaça da maconha, por exemplo, é tóxica e tem alta concentração de cancerígenos, até mais do que a do tabaco” e que a criança pode ficar ‘louca’ por tabela, só de respirar as toxinas.

“Não é questão de moralismo, existem pessoas que fumam baseado a vida inteira e têm uma vida normal, assim como tomar uma cervejinha ou vinho. Mas é importante ter em mente que maconha, álcool e outras drogas fazem mal. Então, se você quer passar um bom exeplo para o seu filho, procure levar uma vida saudável”, completa.

Sem mais artigos