A tradicional paella, os pintxos, gaspachos, azeites e o sabor vigoroso do vinho espanhol podem ser apreciados na primeira feira gastronômica e cultural espanhola de São Paulo, La Feria, que começou nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22) no Instituto Cervantes, na Avenida Paulista.

“A ideia foi reunir toda a cultura e diversidade gastronômica das regiões da Espanha inspirada nas feiras de ruas do país, mas, em São Paulo, para que os brasileiros possam conhecer melhor essa riqueza cultural”, explicou o organizador do projeto, Nando Aguirre.

Nando, que é dono de um bistrô de comida típica espanhola, e o Instituto Cervantes reuniram cinco restaurantes com a mesma proposta para apresentar os pratos da cultura da região basca, mediterrânea e de Andaluzia a preços baixos a fim de atingir um maior número de pessoas.

Além dos saborosos azeites, do tempero acentuado da alcachofra e da páprica, La Feria réune uma mostra de filmes de diversas regiões da Espanha, música, sapateado e a cultura cigana, que originaram a tradicional dança flamenca que poderá ser apreciada em algumas apresentações que serão realizadas durante o evento.

Uma das atrações é a oficina de como cortar o presunto, que, segundo os chefes dos restaurantes, precisa ter um corte espacial, o que faz toda a diferença no sabor e na textura do alimento.

“Nós queremos difundir a cultura espanhola para os brasileiros, queremos que eles conheçam nossos produtos e que apoiem os empreendimentos espanhóis que crescem no país”, explicou o diretor do Instituto Cervantes, Pedro Benítez Pérez.

A entrada é franca e a expectativa é que até domingo dez mil pessoas visitem o espaço da feira para degustar alguns dos sabores mais apreciados pelos espanhóis.

Sem mais artigos