Milhares de fiéis de Iemanjá e de turistas tomaram neste sábado as areias de Copacabana antes da tradicional festa de Ano Novo desta noite na famosa praia do Rio de Janeiro na qual são esperadas dois milhões de pessoas.

Os seguidores de Iemanjá, vestidos de branco como manda a tradição, chegaram em Copacabana para lançar flores no mar em homenagem à divindade e deixaram na areia oferendas com flores e velas.

Além de lançar as flores brancas nas águas, os fiéis também entraram no mar para saltar as sete ondas.

Apesar da maioria das homenagens a Iemanjá terem acontecido na quinta-feira para não coincidir com a festa de Réveillon, várias pessoas retornaram a Copacabana depois que a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou oficialmente o culto à divindade como Patrimônio Cultural Carioca.

A chegada do sol após vários dias de chuvas e céus nublados na cidade também atraiu centenas de banhistas e os turistas que praticamente encheram todos os hotéis para participar daquela que é considerada a maior festa de Ano Novo do mundo.

Os guarda-sóis e as cadeiras cobriram grande parte da areia que esta noite será ocupada por cerca de dois milhões de pessoas para assistir o espetáculo de fogos pirotécnicos e vários shows.

As apresentações aconteceram em quatro palcos instalados ao longo dos quatro quilômetros de areia de Copacabana e a festa será comandada por artistas como a cantora Beth Carvalho e a banda O Rappa, e terá como grande estrela o DJ francês David Guetta.

No momento mais esperado, à meia-noite, serão queimadas 24 toneladas de fogos de artifício, que iluminarão o céu do Rio durante 16 minutos e 30 segundos.

A queima de fogos estará a cargo da empresa espanhola Pirotecnia Igual, de Barcelona, vencedora de uma licitação pública, e será realizada a poucos metros do litoral de onze balsas flutuantes que foram ancoradas hoje a alguns metros da praia.

Acompanhando a queima de fogos, serão projetadas sobre o palco principal imagens tridimensionais de temas ecológicos, que servirão de aperitivo para a cúpula da ONU sobre desenvolvimento sustentável Rio+20, que será realizada na cidade em junho de 2012.

 




int(1)

Fiéis de Iemanjá e turistas tomam Copacabana antes da festa de Ano Novo

Sair da versão mobile