O Zoológico de Sacramento, na Califórnia, anunciou o nascimento de uma filhote de tigre-da-sumatra na última quinta-feira, 18 de março. A nova moradora do Zoo faz parte da sub-espécie de tigres mais ameçada de extinção.

Pesando cerca de 1 Kg, a filhote terá acompanhamento dos veterinários mas ficará aos cuidados da mãe, a tigresa Bahagia, durante os três primeiros meses de vida. Durante esse tempo, mãe e filha vão descansar fora da vista do público, o que não acontece com o pai, que tem que sustentar a família e já está desfilando aos olhos dos visitantes.

“O nascimento desse filhote de tigre-da-sumatra, e a morte de um segundo filhote é emocionante para a equipe do zoológico”, diz Mary Healy, diretora do Sacramento Zoo. Os veterinários haviam realizado um ultrassom mas não identificaram a gravidez, como a gestação é de ceca de 100 dias e não houve alteração significativo no peso da mãe, a ninhada foi uma surpresa. “Sabemos que Baha é uma mãe experiente e que vai fazer o melhor para cuidar da sua filhote nesses importantes meses de desenvolvimento”, completa Mary.

tigre no Zoo

Veterinários examinam tigresa filhote após o nascimento (Foto: Divulgação/Sacramento Zoo)

A filhote faz parte de um plano de sobrevivência da espécie que envolve Zoológicos dos Estados Unidos a fim de conservar e administrar cooperativamente as populações de tigres ameaçados de extinção. A organização Tiger Species Survival Plan acredita que existam apenas 230 tigres de Sumatra vivendo em cativeiro. Segundo a World Wildlife Fund são apenas 400 animais em vida selvagem.


int(1)

Filhote de tigre-da-sumatra nasce em Zoo nos EUA