Novos fósseis desse dinossauro com curioso formato de sua mandíbula fizeram pesquisadores se surpreender. Chamado de Atopodentatus unicus, este dinossauro foi descoberto pela primeira vez na China em 2014 e novas pesquisas mostraram que este é primeiro exemplo de réptil marinho herbívoro catalogado.

O animal possuía uma fileira de dentes bem finos que, quando encaixados em sua mandíbula, funcionavam como um filtro para reter plantas da água. “Ele usava seus dentes da frente para raspar plantas de rochas e da parte mais baixa do oceano. Depois ele travava sua mandíbula para deixar a água sair e ficar só com as plantas”, disse o Olivier Rieppel, do Museu de Chicago, que tem trabalhado no projeto, ao Daily Mail.

O time de Rieppel usou modelos de massinha para recriar o formato das mandíbulas e depois fazer modelos mais fiéis.

Dr. Nick Fraser, do Museu Nacional da Escócia, explicou que provavelmente este é um pontapé inicial para uma série de descobertas de animais marinhos. “Isso é algo empolgante sobre essa descoberta. Ela promete para nós a existência de muitos fósseis inusitados e explica a existência de outros animais com as cabeças em formato de martelo”, disse, lembrando “primos” do dinossauro, como o tubarão-martelo.


int(1)

Fóssil mostra dinossauro que foi "primo" do tubarão-martelo

Sair da versão mobile