Os franceses baniram a palavra ‘hashtag’ de todos os documentos oficiais do governo. O termo, usado largamente em todo mundo por causa do Twitter, é uma afronta a soberania linguística do país. Para evitar palavras inglesas invadindo sua língua, o governo da Académie Française declarou que a palavra francesa ‘mot-Diese’ deve ser usado quando não há qualquer referência ao símbolo # em relatórios publicados.

É o mais recente movimento após anos de tentativas pelos franceses para proteger e promover a sua língua nativa. As escolas vêm incentivando as crianças a usar o termo alternativo francês, e os meios de comunicação também foram convidados a despejar a versão em inglês.

De acordo com o “Metro News“, a Academia tem páginas e mais páginas de palavras que os franceses estão tentando eliminar, aos poucos, do seu vocabulário, como “e-mail”, “DJ” e “chiclete”.

Um relatório do governo há dois anos alertou para uma “crise profunda” pouca da invasão estrangeira e a percepção de que, apesar de ter 200 milhões de francófonos no planeta, “a ideia de um mundo de língua francesa está se tornando obsoleto”.

Para uma lista completa de lista negra palavras em inglês, vá para http://franceterme.culture.fr e clique em ‘Rechercher’.

Sem mais artigos