O Google dedica hoje (16/12) sua página japonesa às eleições gerais com um “doodle” eleitoral que mostra uma fila de letras exercendo seu direito democrático ao voto.

Igual a outros “doodles”, como são conhecidas às imagens que o Google põe em sua página para comemorar datas relevantes, o desenho (www.google.co.jp) conduz a uma série de vínculos com notícias e informação dos candidatos e partidos que concorrem a estas legislativas.

Uma página especial eleitoral também ajuda os indecisos (que na sexta-feira, dia 14, eram ainda cerca de 40%) a escolher seus candidatos com um quadro que detalha, de forma simples, as linhas de cada partido sobre temas-chave nesta campanha, como energia nuclear e política fiscal.

A fila da imagem do Google se refletia hoje em colégios eleitorais de Tóquio, onde alguns eleitores se queixavam de uma espera de até 30 minutos para poder depositar seu voto.Apesar disso, a participação quatro horas após a abertura das urnas era 9% menor frente às eleições gerais de 2009 a essa mesma hora.

Sem mais artigos