As autoridades de Defesa Civil da Guatemala declararam neste sábado alerta vermelho em nove municípios do departamento nortista de Petén, por causa das chuvas torrenciais provocadas pelas primeiras bandas da tempestade tropical “Harvey”.

O diretor da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, disse em entrevista coletiva que o alerta máximo foi declarado em Dolores, Flores, La Libertad, Melchor de Mencos, Poptún, San Benito, San Luis, Santa Ana e Sayaxché.

Maldonado afirmou que essas regiões são as que serão mais afetadas pela tempestade tropical, que já tocou a terra no litoral de Belize.

As primeiras bandas de chuvas provocadas por “Harvey” já chegaram ao território guatemalteco de Petén, fronteiriço com Belize e México, acrescentou o funcionário.

Maldonado manifestou que todos os planos para atender qualquer emergência registrada nesse departamento já foram ativados, assim como em Izabal, no Caribe guatemalteco.

A Conred assegurou que está preparada com 189 toneladas de ajuda humanitária que incluem alimentos, água potável e cobertores, entre outras provisões, para os eventuais desabrigados.

No resto do território guatemalteco foi declarado neste sábado um alerta amarelo (preventivo) perante a passagem da tempestade tropical, assinalou.

As chuvas, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, vão afetar regiões da Transversal del Norte e do departamento de Zacapa.

O porta-voz da coordenadoria, David de León, declarou neste sábado aos jornalistas que estão em constante contato com as autoridades das regiões onde está previsto que se intensifiquem as chuvas a fim de prevenir à população.

Segundo os registros da Conred, nove pessoas morreram em consequência de acidentes relacionados às chuvas que atingiram o país este ano.


int(1)

"Harvey" deixa 9 municípios da Guatemala em alerta vermelho