A galera do GRASP Lab (Laboratório de Robótica Geral, Automação, Sensores e Percepção), da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, criou um helicóptero quadrotor que assusta. O veículo, que se movimenta muito bem até sem controle remoto, faz manobras inacreditáveis, como invadir janelas e acertar objetos em movimento.

O vídeo aí em cima é o mais novo de todos, foi publicado pelo usuário TheDmel no dia 15, e já recebeu mais de 29 mil visualizações.

A máquina consiste em quatro motores, cada um ligado a um jogo de hélices. Com isso ele é mais estável que um helicóptero normal, e permite manobras mais arrojadas e agressivas. Os modelos tripulados de quadrotores não foram muito bem sucedidos, mas uma geração recente de Veículos aéreos não-tripuláveis (chamados de UAVs) conseguiu aplicar tecnologias avançadas como a que você vê aí em cima.

Já faz um tempo que esses veículos dão piruetas, mas essa galera da GRASP passou da conta. Em maio eles postaram um vídeo mostrando o quadrotor deles dando um, duas e até três voltas no ar. No mesmo vídeo a maquininha voadora passa por janelas, em qualquer posição. vertical, horizontal, de cima para baixo, de baixo para cima… Passa no meio de dois obstáculos, e gruda em alvos pré determinados, mesmo que ele esteja de ponta cabeça!

Em julho eles acoplaram uma garra no bichinho, assim ele pode pegar objetos no meio do vôo. Aí eles acoplaram a garra em mais de um quadrotor, fazendo com que eles carreguem coletivamente objetos mais pesados.

Em agosto a novidade foi a implementação de uma câmera de vigilância, que serve para espionagem tanto quanto para segurança ou monitoramento.

Agora a novidade são sensores que fazem com que eles passem por meio de aros jogados no ar, e estabilizadores automáticos de vôo, mesmo que ele comece a funcionar nas condições mais adversas.

Enquanto ele estiver bonitinho servindo de distração para os internautas em vídeos tudo bem. Mas imagina essas máquinas entrando pela sua janela enquanto você dorme, carregando e soltando uma bomba. Ou melhor, imagina quatro deles, carregando uma super-bomba, entrando pela janela do metrô em que você está, e mesmo se você conseguir acertar ele com um taco de beisebol ele vai voltar à trajetória programada? MEDO.

Por outro lado, toda essa tecnologia pode estar do lado da nossa diversão. Se você tiver um iPhone pode se interessar por esse brinquedinho, que alia as funcionalidades do celular da Apple com um quadrotor!

Sem mais artigos