“Irene” completou neste domingo (28) as primeiras 24 horas de sua trajetória pela costa leste dos Estados Unidos, com rastro de inundações, cortes de energia, tornados e dez mortos, enquanto se desloca em Nova York e Nova Inglaterra.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) informou no boletim especial das 9h (10h de Brasília) que “o olho do furacão se movimentou sobre a cidade de Nova York”.

Após tocar a terra de novo nesta madrugada em Nova Jersey, o furacão se movimenta a 41 km/h e registra ventos máximos de 120 km/h, ligeiramente abaixo dos 140 km/h de sábado (27).

O NHC alertou que apesar de “Irene” se manter com furacão de categoria 1, a menor da escala Saffir-Simpson, é “extremamente perigoso” e espera-se que eleve o nível do mar entre 1,5 metro e 2,5 metros, por isso que a principal preocupação das autoridades são as inundações.

Em Nova York, tanto os rios Hudson como East começaram a transbordar, e na parte baixa da ilha de Manhattan já foram registradas as primeiras inundações.

Espera-se que o ciclone continue seu percurso em direção ao norte neste domingo, e alcance o litoral da Nova Inglaterra à noite.

Durante a madrugada, “Irene” provocou cortes de energia em 1 milhão de casas em Maryland, Virgínia e na capital americana Washington, onde choveu ininterruptamente desde a manhã de sábado.

No total, nos 13 estados atingidos pelo furacão, que emergiu do Atlântico e tocou a terra no sábado ao amanhecer na Carolina do Norte, mais de 4 milhões de pessoas ficaram sem luz.


int(1)

Inundações, cortes de luz, tornados e 10 mortos, saldo temporário do "Irene"

Sair da versão mobile