Marcio Atalla

Quem?!?! Profissional de Educação Física e colunista da revista época

REALITY
Emílio: Pelo que eu to vendo aqui, essa série são três meses de treinamento?
Marcio: São seis pessoas que tavam com fatores de risco aumentados. Pressão alta, quase diabetes, depressão, osteoporose. E o cara era sedentário e tava com obesidade. Ai a gente mudou o estilo de vida dele. Ele passou a fazer atividade física e se alimentar melhor. Daí ao final desses três meses eles vão estar com todos os fatores de risco controlados, isso simplesmente mudando o estilo das pessoas.
Emílio: Isso aqui o cara vai comprar na banca, e vai sair um fascículo a cada semana?
Marcio: Isso, é um reality show, só que ta na revista e não na televisão. Então você acompanha, as dificuldade das pessoas, mas eu realmente acompanhei por três meses essas pessoas. 6% das pessoas gosta de academia, o resto não gosta, a realidade é essa. O Brasil tem mais de 80% de sedentários.

SEDENTARISMO
Emílio: Tem como o cara não fazer exercício e ter uma vida legal? Ser sedentário e conseguir através de alguns hábitos…
Marcio: Tem. A alimentação é mais fácil, você consegue controlar, mas você consegue não ir à academia e não ser sedentário. Então você tem que ter uma vida com mais movimento. Se você comparar a vida de uma pessoa dos anos 70 com uma pessoa de hoje, no dia a dia, antes não tinha controle remoto, escada rolante, você gastava 300 calorias a mais. Isso é a mesma coisa do que uma pessoa que corre meia hora hoje, pra ficar igual a uma pessoa sedentária dos anos 70. Então tem que acumular passos, tem um aparelhinho que mede, você subir três andares de escada é a mesma coisa que 10 minutos de caminhada. Se você fizer isso, reduz a chance de ter um problema de coração em 77%.

ÁLCOOL
Marcio: Teve um momento nesse DVD, tinha uma pessoa que bebia sua cervejinha no final de semana, sexta, sábado e domingo, doze latinhas por dia. E ele ta num programa que propõe a mudança de hábito, mas não precisa parar de beber.
Bola: Mas também não precisa encher a cara, né?
Marcio: A gente colheu um depoimento de uma sobrinha dele “Ah, ontem ele bebeu 16”. Ai eu coloquei 75 fatias de pão integral, que era a mesma coisa que ele bebeu em termos de caloria em uma semana. Porque o álcool é uma caloria vazia.
Emílio: O que é uma caloria vazia?
Marcio: Caloria vazia não te dá nenhuma proteína, nenhum carboidrato. Ela não dá nada de bom pro seu corpo, uma caloria que não te dá nenhuma energia, só te engorda.
Pior: Menos o vinho?
Marcio: O vinho tem uma porcentagem de álcool muito baixa. O álcool em pequena quantidade faz bem ao coração.
Bola: Ai o cara fala “O vinho faz bem”, toma três garrafas e cai na sarjeta!


int(1)

Marcio Atalla