Depois de ver um amigo mostrando um truque de internet em um churrasco, um mecânico teve uma ideia que pode salvar milhares de bebês em todo o mundo e que promete revolucionar a forma como são feitos os partos atualmente. Ao ver o companheiro puxando uma rolha de dentro de uma garrafa com um saco inflado, o mecânico argentino Jorge Odón teve a ideia de aplicar o mesmo princípio para criar um dispositivo que facilita o parto.

Seu protótipo está sendo testado e pode ser aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que vê nele uma invenção revolucionária e barata para evitar mortes de bebês em áreas pobres e ajudar a diminuir o número de cesarianas.

O funcionário de uma oficina de alinhamento e balanceamento de veículos em Buenos Aires, Argentina, estava em um churrasco com colegas e alguém propôs um desafio: tirar uma rolha inteira de uma garrafa vazia. Um dos convidados pegou um saco plástico, introduziu lentamente no gargalo da garrafa, deixando uma parte para fora. Após inflar o saco, inclinou a garrafa e começou a puxar para fora com cuidado. A bolsa inflada faz pressão sobre a cortiça e ajuda a removê-la sem quebrá-la. O truque é velho na internet, mas Odón ficou pasmo, como se tivesse visto uma mágica.

Na verdade, é física pura: uma combinação de mecanismos de fixação (o ar no saco abraça a cortiça) e transporte (o saco arrasta para fora). A garrafa, a rolha e o saco impressionaram o argentino, que dormiu naquela noite pensando no assunto. Ao acordar, Odón teve uma epifania: o mecanismo poderia ser usado para ajudar em partos difíceis.

Sete anos mais tarde, o “facilitador de partos Odón” é uma prioridade entre experiências médicas para a Organização Mundial de Saúde. É a primeira boa invenção com este objetivo desde a criação do fórceps, no século XVIII. O dispositivo simples e barato é constituído por um tubo de plástico com uma capa macia em uma extremidade. Inserido na vagina da mãe, adapta-se à cabeça do bebê. Ao ser inflado, o tubo é removido cuidadosamente e puxa-se o saco de plástico com um mecanismo de pressão para remover o bebê do útero.

Pode parecer estranho, mas as autoridades estão levando o assunto muito a sério, tanto que a invenção está sendo usada com sucesso na Argentina e uma companhia norte-americana já comprou a patente.

Confira nos vídeos como funciona a traquitana!

Mecânico argentino inventa dispositivo que facilita partos; veja vídeos

Sem mais artigos