Uma ótima opção para espantar o calor do verão é fazer atividades na água. Algumas pessoas procuram estas aulas para emagrecer, outras para melhorar o condicionamento físico ou tratar lesões.

O professor de educação física e personal trainer Paulo Rangel fala dos benefícios da natação para o corpo: “Melhora a coordenação motora, o fortalecimento muscular, além de haver uma melhora cardiorespiratória, da circulação periférica de sangue, resistência e força e favorecer o emagrecimento”.

Para ter um condicionamento físico razoável, é necessário freqüentar as aulas pelo menos duas vezes por semana. “Se a pessoa quiser, é possível adquirir um bom condicionamento físico somente com a natação, porém, é recomendável praticar alguma atividade física fora da água para que os ossos trabalhem também com a gravidade. Desta forma, os riscos de uma osteoporose precoce diminuem”, diz o professor.

As academias têm muitas opções de aulas, entre elas, pedalar dentro da água. Segundo Paulo Rangel, “a água oferece mais resistência, exigindo, assim, mais força do aluno e a ausência da gravidade na parte submersa diminui o impacto”.

Já a aula de “Deep” é feita na parte mais profunda da piscina com a utilização de coletes flutuadores, sem encostar os pés no fundo da piscina. “Ela é indicada para qualquer público, até atletas de alto nível, desde que o professor adapte a sua aula. Os benefícios são basicamente os mesmos da natação. Mas, essa aula proporciona aos alunos uma integração social, principalmente aos idosos, que em alguns casos não têm muita atenção da família.”

O professor ainda conta que é possível emagrecer com as aulas: “A perda de peso é relativa, mas, em média, um aluno com um ritmo mais forte pode chegar a queimar até 650 calorias”. Porém, pessoas mais velhas devem optar pela hidroginástica, porque exige menos coordenação e a intensidade da realização do exercício pode ser melhor controlada.

Exercícios na água também ajudam em tratamentos de lesões e problemas respiratórios, por causa da ausência quase total de impacto e porque a natação exige uma respiração regular.

Sem mais artigos