A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (08) aos 87 anos vítima de um acidente vascular cerebral, informou seu porta-voz, lorde Bell.

“Com grande tristeza Mark e Carol Thatcher anunciaram que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz após um derrame nesta manhã”, disse Bell em um breve comunicado.

Conhecida como a Dama de Ferro, Thatcer foi a única mulher que chegou ao posto de primeira-ministra no Reino Unido e ficou no poder entre 1979 e 1990. Foi durante seu mandato, em 1982, que ocorreu a Guerra das Malvinas, que envolveu a Argentina a o Reino Unido.

Nascida em 13 de outubro de 1925 em Grantham (norte da Inglaterra), a política conservadora procedia de uma família humilde.

Thatcher ganhou as eleições de 1979 em um momento no qual o Partido Trabalhista estava enfraquecido e o país estava paralisado por greves e pela crise econômica.

Sua chegada ao poder significou uma completa transformação do Reino Unido: a “Dama de Ferro” apoiou a privatização de indústrias estatais e do transporte público (trens e ônibus); empreendeu uma reforma dos sindicatos, que praticamente foram retirados do poder; diminuiu impostos e gastos públicos e adotou uma flexibilização trabalhista. 


int(1)

Morre ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Sair da versão mobile