Um salgado de salsicha vegetariano deu um prejuízo de £ 150, mais de mil reais, para uma inglesa. Isso porque ela foi multada, neste valor, por alimentar os pombos com migalhas do lanche.

“Foi o almoço mais caro de todos”, afirmou Kerris Fenn, de 22 anos, moradora de Cardiff.

A jovem estava em Manchester para visitar o irmão e aproveitou para almoçar na praça Piccadilly Gardens. Ela explicou ao jornal Manchester Evening News que quando começou a comer o salgado, pombos se agruparam perto dela, algo que achou “fofo”. Kerris então cortou pequenos pedaços para alimentá-los.

Segundo a visitante, as aves não deixaram nenhuma migalha para trás. Mas três policiais e a multaram por sujar a rua.

“Eles me multaram em £120 (cerca de R$ 830). Sairia mais de £ 150 caso eu pagasse após 10 dias. É chocante. É maluco me tratarem da mesma forma como alguém que joga lixo no chão”, revoltou-se, e defendeu que teria parado de alimentar os pombos se tivessem alertado antes.

Kerris tentou recorrer, mas precisaria esperar o caso chegar à corte. Para não correr o risco de pagar juros, ela decidiu quitar a tarifa mínima.

“Ainda estou brava. É triste ver o quão chocante e vergonhoso foi – aconteceu em frente a muitas pessoas”, lamentou a jovem.

O conselho responsável pela área defendeu que “alimentar os pombos é sujar as ruas, ponto. Há placas visíveis no Piccadilly Gardens atentando [os cidadãos] disso”.

A organização ressalta que alimentar as aves é danoso para o local: “dar comida aos pombos ilegalmente prejudica o ambiente e pode fazer mal aos pássaros, já que muitos alimentos feitos para consumo humano não servem para eles”.

Sem mais artigos