Quando alguém abre um estabelecimento comercial, a primeira coisa a se fazer é contratar pessoas para ajudar a tomar conta da loja.

Porém uma simpática senhorinha de 77 anos, Elena Gabilo, das Filipinas, é dona de um estabelecimento que já está há 17 anos sem ter nenhum funcionário.

Não por coincidência, o nome da loja é “Honesty Coffe Shop” (ou Café Honesto).

O local, que hoje atrai muitos turistas, começou com um gesto muito simples de Gabilo. Ao ver alguns pescadores atracando seus barcos próximo a sua casa, Elena resolveu colocar café e açúcar em sua janela, para que os pescadores pegassem. Ela até esperava que eles deixassem algum dinheiro, mas isso não aconteceu.

Porém, ela não desanimou e continuou fazendo a mesma coisa por um mês, algumas vezes deixando também biscoito e arroz para as crianças. Ela fez isso tomando como recompensa o fato de ela estar ajudando as pessoas.

Um dia ela achou algumas moedas em uma caixa, provavelmente alguém que resolveu pagar. Então a Sra. Gabilo começou a colocar mais produtos em sua janela, porém continuou sem pagamento.

Ao que tudo indica, ela continuou ignorando a falta de dinheiro: ela decidiu montar uma pequena loja com alguns produtos, e deixou uma caixa em que se deve depositar o pagamento.

“Eu não sei se os clientes colocam a quantidade certa de dinheiro. Eu não sei se alguma pessoa está tentando me tapear. Até onde eu sei, 98% dos clientes pagam a quantidade certa”, disse Gabilo.

Você acha que daria certo no Brasil?

Aberta há 17 anos, loja nas Filipinas conta com honestidade dos clientes para receber

Sem mais artigos
Sair da versão mobile