Por causa da naturalidade com que corre, anda, sobe escadas e se comunica em linguagem de sinais, a nova versão do Asimo, da Honda, surpreende por não dar pinta de robô. O humanoide tem 1,30 de altura e cerca de cinquenta quilos.

Apesar de parecer ter saído de uma ficção científica do russo Isaac Asimov, a sigla ASIMO, em ingles significa Advanced Step in Innovative Mobility ou seja Desenvolvimento Avançado em Inovações para Mobilidade. Ele pode andar em superficies irregulares e fazer operações em grupo até em outros planetas, a partir do compartilhamento de informações com seus semelhantes.

O projeto teve início nos anos 80 e já são muitas versões do humanoide. A última acaba de ser apresentada em um hotel de Nova Iorque e traz um robô com movimentos mais fluidos, mais próximos dos humanos. Ele tem a capacidade de reconhecer objetos em movimento, posturas, gestos, seu ambiente, sons e rostos, o que lhe permite interagir com humanos. A maior novidade da versão mais recente é que se comunica em Libras e em japonês.

Confira o vídeo. Vai ser difícil não querer um desses para levar pra casa!

Robô da Honda se movimenta como um humano, veja!

Novo robô Asimo da Honda se comunica até em linguagem de sinais; veja vídeo

Sem mais artigos
Sair da versão mobile