O número de mortes deixada pela passagem do furacão Irene pela costa dos Estados Unidos ainda é incerto devido à falta de informação centralizada, mesmo dois dias depois da passagem pelo país.

A mídia local estima que o número de mortos gire em torno de 44 nos 10 estados atingidos. Já a rede de TV NBC calcula 41 em 11 estados, oito deles em Nova York e sete em Nova Jersey, enquanto a Fox fala de ao menos 40 vítimas.

Por sua vez, a rede de televisão CNN confirma a existência de 38 mortos e considera Nova Jersey como o estado com mais perdas (sete mortos), seguido da Carolina do Norte e Nova York, com seis em cada um. Ainda segundo a CNN, estes são seguidos pela Pensilvânia, com cinco; Virgínia (4), Vermont (3), Connecticut e Delaware (2 cada um), e Maryland, Flórida e Massachusetts (1 cada um).

Até o momento, o último número divulgado pelo diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema), Craig Fugate, é de 21 vítimas, mas alertou que esse número pode aumentar à medida que progridam as tarefas de assistência e reconstrução.

Além dos óbitos, Irene deixou 6 milhões de pessoas sem eletricidade, das quais 3 milhões ainda esperam nesta terça-feira que ela volte, segundo o Departamento de Energia.

O Governo americano advertiu que os trabalhos de resgate e assistência serão prolongados durante semanas após uma tempestade que deixou até US$ 10 bilhões em danos materiais.

Mesmo depois de sua passagem, o furacão segue causando danos, na forma de cheias de rios que poderiam causar novas inundações em áreas de Vermont e Nova York, entre outras.

Altos cargos da Administração do presidente Barack Obama, devem partir nesta terça-feira para os estados mais atingidos por Irene para supervisionar os esforços de recuperação e resposta após o ciclone. A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, irá se unir ao secretário de Agricultura, Tom Vilsack, na sua visita a Elisabeth City, na Carolina do Norte, onde seguirão um percurso aéreo para avaliar os danos, informou o Departamento de Segurança Nacional.

Em declarações no Jardim da Casa Branca na segunda-feira, Obama disse que “levará tempo para que se recuperem de uma tempestade desta magnitude. Os efeitos ainda são sentidos em boa parte do país”.


int(1)

Número de vítimas de "Irene" gira em torno dos 40

Sair da versão mobile