Reproduçã/Twitter/
Steffen M. Olsen

Esta foto feita pelo cientista Steffen Olsen parece uma montagem. De primeira, causa surpresa ao mostrar cães puxando um trenó no que parece ser o meio do mar. Mas na verdade, ela exibe um grande alerta ambiental: o derretimento de gelo na Groenlândia.

O clique foi feito no dia 13 de Junho, em Inglefield Bredning, noroeste do território, enquanto a equipe se deslocava para recuperar equipamentos de mensuração oceanográfica e de clima. Contudo, eles não foram encontrados pois a área, normalmente coberta por neve nesta época do ano, já estava inundada devido ao derretimento do gelo da superfície. Este processo ocorre normalmente em Julho, mas como mostra a foto, neste ano ocorreu logo na primeira quinzena de Junho, gerando preocupações.

“As comunidades na Groenlândia dependem das camadas de gelo dos oceanos para transporte, caça e pesca”, advertiu Olsen no Twitter.

Apesar da impressão de estarem caminhando apenas sobre a água, o especialista explicou que a equipe se locomovia sobre uma camada de gelo de 1,2 m de espessura inundada pela água da superfície, resultado do derretimento precoce.

Sem mais artigos