Uma idosa de 80 anos foi detida e enviada a um centro de reeducação por participar de um protesto em frente aos escritórios, em Pequim, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em que denunciou a desapropriação e demolição de sua casa, informou neste sábado (08) a ONG Chinese Human Rights Defenders (CHRD).

Chamada de Hua Huiqing, a idosa é de Wuxi, província oriental de Jiangsu, onde está detida em um centro de detenção ilegal ao lado de outros manifestantes desde o dia 18 de setembro em Pequim.

LEIA MAIS: Mulher saudita é condenada a 10 chicotadas por dirigir, diz ativista

Hua e seus companheiros, que chegaram de Pequim em 14 de setembro, foram detidos por “reclamar diante de estrangeiros”, onde fica a sede do Pnud e inúmeras embaixadas.

Segundo comunicado desta ONG, funcionários de Wuxi, aparentemente que queriam ajudar no protesto os manifestantes logo em seguida empurraram e detiveram os membros do grupo.

Hua é alvo de “reeducação legal” em uma “base de treinamento e educação”, que anteriormente era usada pelos corpos de defesa em Wuxi, segundo informou o marido da idosa após perguntar por sua esposa às autoridades de Wuxi.

CHRD lembra que o termo “reeducação legal” é um eufemismo para manter detidos em centros ilegais, e sem uma ordem de detenção formal, a ativistas e críticos, como Hua, que sofreu maus-tratos e abusos anteriormente por exigir responsabilidades legais por sua desapropriação.

A China é criticada por grupos humanitários e Governos ocidentais por suas violações aos direitos humanos, como a campanha que realiza desde fevereiro para evitar uma “Primavera Árabe” em seu território.


int(1)

Octogenária é detida por protestar em frente a escritório da ONU

Sair da versão mobile