Já parou para pensar que coisa estranha que é o soluço? Parece que seu tórax dá um pulo do nada! Mas por que será que isso acontece?

“Soluço é a manifestação decorrente de uma contração rápida e involuntária do diafragma (músculo respiratório situado entre o abdômen e o tórax), que produz uma inspiração interrompida pelo fechamento da glote (abertura localizada na laringe que serve de passagem de ar para os pulmões), causando a emissão de um som agudo característico”, explica o Dr. Dr. Carlos Mott, médico gastroenterologista do hospital Sírio Libanês e professor de gastroenterologia da USP.

Beber uma cervejinha muito gelada também pode causar o soluço. Em pessoas muito sensíveis, mudanças bruscas de temperatura podem ser a causa do incômodo probleminha.

Segundo o médico, é possível parar com o soluço utilizando remédios. “Usa-se sedativos para diminuir a ansiedade do paciente. O que também pode resolver é um medicamento que anestesia a parte terminal do esôfago”, diz.

Sem eficácia comprovada, alguns truques caseiros prometem acabar com o maldito. Aí vão os mais comuns, não custa tentar, certo?

-Prender a respiração;

-Engolir uma colher de chá de açúcar cristal, miolo de pão ou gelo moído;

-Curvar-se para beber água do fundo de um copo;

-Chupar uma fatia de limão;

-Respirar repetidamente num saco de papel;

-Fazer gargarejos com água;

-Puxar sua língua para provocar reações de vômito;

-Coçar o céu da boca com um cotonete de algodão;

-Usando uma colher de chá, suspender a campainha da garganta

-Erguer os joelhos até o peito e incline-se.

“Isso é tudo superstição, não tem base científica”, afirma o médico.

A maioria dos casos de soluço tem duração breve, mas existem situações em que a pessoa soluça durante horas. Em alguns raros casos o soluço pode se tornar crônico e durar anos! Já pensou? Nesse caso é bom consultar um médico, pois o problema pode ser neurológico. “Qualquer doença do cérebro determina o soluço, como meningite e tumor intracraniano. Quando há estimulação do nervo frênico, ele pode ser causa do soluço”, diz Dr. Carlos.

Sem mais artigos