A Polícia norueguesa detonou nesta terça-feira, de forma controlada, explosivos encontrados na fazenda do autor confesso do duplo atentado de sexta-feira na Noruega, Anders Behring Breivik, na cidade de Âsta, a 160 quilômetros de Oslo.

Foi o que confirmou o chefe de Polícia do distrito de Oestlendingen, Frank Loekken, à edição digital do jornal local Aftenposten, alegando que preferiram explodir “certo material” no próprio local onde foi achado, em vez de transportá-lo à delegacia por motivos de segurança.

Já a promotora Trine Dyngeland confirmou a decisão dos artífices e destacou que a detonação foi realizada em uma área florestal próxima à fazenda do agressor.

No entanto, nenhum porta-voz policial quis informar sobre o tipo de material explosivo detectado e a quantidade. Nesta segunda-feira, o policial Paal-Fredrik Hjort Kraby, que assinalou que esse tipo de dado pertence às investigações em andamento.

Até agora, era de conhecimento público apenas que as forças de segurança tinham apreendido três toneladas de fertilizantes na propriedade rural de Breivik em Âsta, metade da quantidade total que o autor do duplo atentado teria adquirido para fabricar explosivos.

Duas horas antes de chegar à ilha de Utoeya e abrir fogo contra dezenas de jovens, o atirador detonou um carro-bomba no distrito administrativo de Oslo, causando a morte de oito pessoas, ferindo cerca de 30 e provocando danos em quatro edifícios.


int(1)

Polícia norueguesa detona explosivos encontrados em fazenda de assassino