O prefeito da cidade chilena de Independencia, Antonio Garrido, reconheceu que presenteia os moradores da cidade com dinheiro após serem divulgados vídeos na internet nos quais pessoas fazem fila em frente à Prefeitura para receber o “benefício”.

 

Garrido é um ex-boxeador, membro do partido conservador Renovação Nacional, e está à frente da Prefeitura da cidade há 16 anos. No vídeo, divulgado a dois meses das eleições municipais, o prefeito aparece dando mil pesos (R$ 4,20) às pessoas que faziam fila em frente ao prédio público.

“Isto é uma iniciativa própria do prefeito, que a realiza há aproximadamente 16 anos, quase todas as sextas-feiras, em frente à Prefeitura, nunca dentro”, afirmou à “Agência Efe” um porta-voz da Prefeitura.

No vídeo, é possível ver pessoas aparentemente comuns fazendo fila para receber o “benefício”, embora, segundo a mesma fonte, o prefeito só entregue dinheiro “a indígenas, bêbados e gente doente”.

O porta-voz afirmou que o dinheiro é tirado do bolso de Garrido e disse que “a maioria das pessoas que o recebe não tem carteira de identidade, portanto, não votam”.

A prática foi criticada pelo candidato socialista à Prefeitura de Independencia, Gonzalo Durán, que nesta terça-feira (04) informou que recorrerá à Controladoria do Estado para denunciar Garrido, com quem disputará as eleições de 28 de outubro.

“É muito degradante ver o prefeito brincando com a necessidade das pessoas, comprando voto na rua de maneira descarada e provocando um grande dano aos processos democráticos”, disparou Durán.

“É ridículo pensar que quero ganhar votos assim, com gente indigente, gente que é pobre, gente que tenho certeza que não vota. Eu faço porque está no meu coração ajudar o povo”, defendeu-se Garrido, em declarações à “Radio Cooperativa“.

O prefeito, que se declara evangélico, ficou conhecido em 2005 por dizer que não poderia votar em Michelle Bachelet, então candidata à Presidência, por ela ser “filha do diabo”.


int(1)

Prefeito chileno cria polêmica por presentear moradores com dinheiro

Sair da versão mobile