Um quadro com o sangue do ex-líder da banda The Libertines, Pete Doherty, e a falecida cantora Amy Winehouse foi vendido nesta sexta-feira por 35 mil libras (43,5 mil euros) em um leilão na galeria Cob em Londres.

 

O quadro, “Ladylike”, pintado em 2010 pelo polêmico cantor junto com seu filho e Winehouse, foi elaborado seguindo uma técnica que Doherty denomina “arterial splatter”. A técnica consiste em extrair sangue próprio com uma seringa e espalhá-lo pela tela, ou cortar um dedo e desenhar com ele.

A pintura contém, além de um auto-retrato de Winehouse, os rostos dos membros da banda The Libertines e traços feitos com o sangue de Doherty. “Embora não é o quadro mais simbólico de Doherty, é uma peça única, com uma das relações criativas e artísticas mais importantes de toda uma geração”, disse à Agência Efe, Rachel Chudley, uma das responsáveis do leilão.

Além dos problemas com as drogas, os dois cantores compartilhavam uma amizade muito próxima que foi interrompida pela repentina morte, aos 27 anos, de Winehouse no ano passado. O incidente afetou muito Doherty, segundo reconheceu o cantor recentemente.

Além desta peça, foram leiloadas outras obras do artista que já foram expostas nesta galeria durante a exibição “On the blood”, assim como objetos pessoais do ex-líder do The Libertines e Babyshambles. “Diante do êxito da mostra entre os fãs de Pete Doherty, ele decidiu vender algumas de suas pinturas – todas elas com restos de seu sangue – e alguns de seus pertences a preços acessíveis”, explicou Rachel.

O quadro “John Toe Cock / 3 Petes”, com três auto-retratos do cantor e letras de algumas canções, foi vendido por 2,6 mil libras (3,2 mil euros) no leilão, enquanto a pintura “Leet Strife / Somalians”, com a colaboração da atriz francesa Charlotte Gainsbourg, arrematou 2,9 mil libras (3,6 mil euros).

A trajetória musical do artista esteve muito presente durante o leilão com a venda de um jogo de três de suas guitarras e de três uniformes militares que o cantor vestiu em alguns shows. Além disso, os fãs do músico britânico adquiriram peças do Pete Doherty mais íntimas, como a escrivaninha de seu quarto, dezenas de rabiscos, também com restos de seu sangue, um tinteiro e alguns de seus diários.

A galeria também leiloou alguns objetos decorativos da casa do músico, como dois corvos dissecados, dezenas de garrafas antigas de cristal, algumas bandeiras britânicas e uma da União Soviética. Elefantes de madeira comprados para a ex-mulher do cantor, a modelo Kate Moss, entraram no leilão.


int(1)

Quadro com sangue de Doherty e Winehouse é vendido por 43,5 mil euros

Sair da versão mobile