Uma nova companhia chamada Elysium Space está disponibilizando o “serviço” de dispensar seus restos mortais (ou de pessoas amadas) na órbita da Terra por míseros $2.000 (aproximadamente R$ 4.598,3). Segundo seu website, “Elysium Space oferece um serviço de reverência e inspiração para honrar e celebrar a vida de alguém que você ama”.

O serviço funcionará através do lançamento de um foguete contendo uma cápsula com os restos mortais para a órbita da Terra. Este foguete ficará meses em órbita e a família poderá acompanhar a localização através de um aplicativo para celular, disponibilizado pela empresa. Até que este foguete começará a entrar na atmosfera terrestre e se consumirá, criando um grande brilho no céu, como se fosse uma estrela cadente. 

O fundador da Elysium, Thomas Civiet, um engenheiro de software da NASA aposentado, acredita que “as pessoas que contratam este tipo de serviço são pessoas que consideram o espaço sideral um lugar único e lindo”.

A ideia não é particularmente nova. Uma outra empresa de programas espaciais, Celestis, já oferece este serviço por muito mais dinheiro, cerca de $5.000 (aproximadamente R$11.506). Em seu último funeral, estava incluso as cinzas do criador da série Star Trek, Gene Roddenberry, e do “engenheiro-chefe” Scotty da mesma série, James Doohan.

Sem mais artigos