Um restaurante de Tóquio reconhecido com duas estrelas no Guia Michelin foi denunciado pelas autoridades sanitárias nesta sexta-feira (02) após servir fígado venenoso de peixe globo a uma cliente, que acabou hospitalizada, informou a imprensa local.

De acordo com o Comitê de Segurança Sanitária do distrito de Chuo, onde fica o restaurante, o estabelecimento violou a lei nacional de saúde e um regulamento municipal que ajusta o manejo do peixe globo.

LEIA TAMBÉM: Restaurante serve comida da Idade da Pedra

Esta especialidade, uma delícia gastronômica do Japão, requer uma extraordinária destreza na preparação, porque pode até matar quem o come se o veneno neurotóxico de suas vísceras não for devidamente limpo.

O restaurante “Fugu Fukuji” serviu em meados de novembro o prato conhecido como “Ponzu Kimo” (fígado de peixe globo com vinagre) a uma cliente de 35 anos por pedido de seu acompanhante, apesar desta opção não estar no menu, afirma o site do jornal “Asahi“.

Pouco depois, a mulher ingressou em um hospital com sintomas de intoxicação, dores na cabeça e falta de sensibilidade na boca. “Embora fosse a pedido do cliente, o restaurante concordou em servir uma parte venenosa do peixe globo”, explicou ao “Asahi” um porta-voz do comitê.

O Governo de Tóquio retirou do chef, que também é dono do restaurante, a permissão de cozinhar esta especialidade. O restaurante transmitiu suas desculpas pelo ocorrido, mas afirmou que tem a intenção de continuar cozinhando pratos com peixe globo no futuro, com outro cozinheiro qualificado.

O “Fugu Fukuji” figura no seleto grupo dos que têm duas estrelas no Guia Michelin. Um porta-voz do Guia, cuja última edição de Tóquio começa a ser vendida nesta sexta-feira, afirmou ao jornal “Asahi” que não serão feitas modificações na publicação, porque ela já está impressa e será atualizada no próximo ano.

Sem mais artigos