Campanhas ao redor do mundo mostram porque não é legal fumar


Créditos: reproducao

Os malefícios do cigarro já são amplamente conhecidos, graças às crescentes medidas tomadas pelos Estados de todo o mundo, com o intuito de conscientizar a população. No Dia Nacional do Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, o Vírgula Inacreditável fez uma lista dos componentes mais tóxicos do cigarro e seus impactos no corpo.

A fumaça do cigarro, por exemplo, é composta por duas fases: a gasosa e a particulada. Na fase gasosa, encontra-se o monóxido de carbono, um gás com alto teor de toxidade ao corpo humano.

Em virtude de sua composição química, as células vermelhas de nosso sangue, a hemoglobina, que carregam o oxigênio para todas as regiões do corpo, “casam” muito melhor com ele do que com o oxigênio, intoxicando aos poucos o corpo, podendo levar a diversos problemas, desde a perda de visão até a morte, dependendo do grau de intoxicação. Também na fase gasosa, há a amônia, cuja inalação é extremamente irritante ao corpo.

No entanto, a fase mais nociva ao corpo é a particulada, onde se encontram a nicotina e o alcatrão.

O alcatrão é um composto formado por inúmeras substâncias, 40 delas comprovadamente cancerígenas – arsénio, níquel, benzo pireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, acetona, naftalina, fósforo p4/p6 (compostos usados para fabricação de venenos de rato), e até o radioativo polônio 210 estão presentes nele.

Por último, talvez a substância mais nociva de todas: a nicotina. Ela é o princípio ativo do tabaco e é uma das responsáveis pelo câncer nos pulmões. É um composto que atua no sistema nervoso central, ativa funções no corpo que aceleram a frequência cardíaca, sendo a causa de diversas doenças cardiovasculares. Também é grande causadora de úlceras gástricas e, em grandes quantidades, tem um impacto imediato no sistema nervoso parassimpático.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o cigarro mata, no mundo, em torno de 5,4 milhões de pessoas por ano, o que resulta em uma morte por fumo a cada 6 segundos! Destas mortes, 600 mil são de fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas têm constante contato com a fumaça do tabaco. Outro dado importante é que 22% da população mundial, acima de 15 anos, fuma.

Esse ano, a OMS lançou um relatório chamado A epidemia global do tabagismo, alertando que as campanhas promovidas pelos governos contra o tabagismo são ainda insuficientes. E que se medidas não forem tomadas, é provável que os números de mortes cheguem a 8 milhões por ano até 2030.

Mesmo sendo insuficientes, é importante alertar, é importante conhecer e causar impacto com a propaganda, por isso, na galeria de imagens do alto da página é possível ver alguns dos avisos em fotos publicadas em maços de cigarro mundo a fora. Clique e veja tudo aquilo que o cigarro pode provocar ao longo dos anos.


int(1)

Saiba do que é feito o cigarro e veja campanhas antifumo pelo mundo

Sair da versão mobile