Só essa foto já dá arrepios

Reprodução Só essa foto já dá arrepios

Se você se arrepia ao ouvir uma música que agrada muito seus ouvidos, você provavelmente tem um cérebro muito especial. É o que diz um estudo feito em Harvard no ano passado.

A pesquisa examinou 20 estudantes, 10 que disseram já terem passado pela sensação descrita acima e outros 10 que nunca tiveram essa experiência. Os cérebros de todos eles foram examinados.

Matthew Sachs, pesquisador responsável pelo estudo, descobriu que aqueles que eram capazes de atrelar manifestações físicas de emoções, como são os arrepios, aos sentimentos manifestados ao ouvir uma música, possuem uma estrutura cerebral diferente daqueles que não conseguem.

O exame mostrou que essas pessoas tendem a ter um volume mais denso de fibras que conectam o seu cortex auditivo a áreas que processam emoções, fazendo com que os dois se comuniquem com mais eficiência.

“Ter mais fibras e uma eficiência elevada de comunicação entre as duas áreas significa que você tem um processo mais evoluído entre elas”, disse Matthew ao site Neuroscience.

Isso significa que, se você tem arrepios ao ouvir uma música, possui mais chances de ter emoções mais fortes e mais intensas. Porém, é preciso levar em conta a relação dessas músicas com memórias, o que não pode ser controlado em um exame de laboratório.

 

Sem mais artigos