As autoridades filipinas elevaram nesta sexta-feira a 80 o número de mortos pela tempestade tropical e o tufão que afetaram o país na semana passada, enquanto nove pessoas seguem desaparecidas e mais de 60 mil continuam em abrigos.

O último boletim do Centro Nacional para a Prevenção de Desastres indica que 75 pessoas faleceram pela tempestade tropical Nock-Ten, que percorreu o norte do arquipélago no início da semana passada.

As últimas vítimas são oito pescadores de um barco que naufragou em Masbate, no leste do arquipélago, e cujos cadáveres foram resgatados nas últimas horas após passar mais de uma semana desaparecidos.

As autoridades têm pouca esperança de resgatar com vida os dois tripulantes da embarcação que seguem desaparecidos.

No total, nove pessoas têm paradeiro desconhecido após a passagem da tempestade tropical.

Com relação ao tufão “Muifa“, que chegou às ilhas há uma semana e já as abandonou em direção ao norte, provocou a morte de cinco pessoas, incluindo duas crianças na ilha de Bohol, no centro do arquipélago.

Mais de 1 milhão de pessoas tiveram que abandonar temporariamente suas casas, das quais 66.415 seguem abrigadas nos centros de evacuação instalados pelo Governo.

As autoridades calculam que o prejuízo supera 2,8 bilhão de pesos (US$ 65,8 milhões), incluindo danos a agricultura, infraestrutura e escolas, enquanto mais de sete mil casas foram totalmente destruídas.


int(1)

Sobe a 80 número de mortos por tempestade e tufão nas Filipinas