Um pequeno lagarto que viveu há 65 milhões de anos foi batizado com o nome de “Obamadon“, uma homenagem ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pois assim como o líder o animal possuia uma dentição “forte e saudável”, segundo os cientistas.

“O lagarto tinha dentes longos e estreitos que permitiram caracterizá-lo e distingui-lo das outras espécies”, disseram os pesquisadores das universidades de Yale e Harvard em declarações divulgadas pelos jornais da Nova Inglaterra, onde ambas as instituições ficam localizadas.

“Obama é um modelo de conduta a ser imitado no mundo todo por sua boa higiene bucal”, prosseguiram os cientistas, que desta forma justificaram a escolha do nome formado por “Obama” e “odon”, termo grego que significa dentes.

Embora o lagarto tenha sido redescoberto e batizado há alguns meses, a publicação oficial da nova espécie só ocorreu agora na tradicional revista científica a “Proceedings of the National Academy of Sciences“. O animal foi descoberto junto com outros oito tipos de lagartos.

O achado foi um “redescobrimento” pois os fósseis a partir dos quais foi possível classificar o “Obamadon gracilis” foram desenterrados no estado de Montana em 1974, mas “erroneamente” catalogados ou confundidos como pertencentes a outras espécies.

O paleontólogo Nicholas Longrich, de Yale, explicou ao jornal “The Boston Globe” que apesar de se tratar de uma “homenagem” ao presidente, os pesquisadores pensaram “seriamente” em modificar o nome do lagarto caso Obama tivesse perdido as eleições de 6 de novembro.

“Poderia ter parecido que nos estávamos zombando dele, dando um nome de um lagarto que se extinguiu. Poderia ter parecido inclusive cruel”, ponderou.

O redescobrimento destas novas espécies de lagartos permitiu aos cientistas se aprofundarem nas teorias que indicam que ao contrário do que se pensava, os lagartos e serpentes não teriam sido imunes ao impacto do grande asteróide que acabou com os dinossauros há 65 milhões de anos. 


int(1)

Sorriso saudável de Obama inspira nome de lagarto

Sair da versão mobile