Marcha da Maconha em Porto Alegre

Na tarde desta quinta-feira (13), o Supremo Tribunal Federal (STF) reavalia o artigo 28 da Lei das Drogas, o que pode mudar a forma com que o usuário de maconha é visto perante a Lei. Isso é boa notícia para quem briga pela legalização. Hoje, qualquer pessoa que adquire, guarda ou carrega drogas é considerada criminosa e, ainda não que esteja sujeita a prisão, pode perder a condição de réu primário. Se o artigo for julgado inconstitucional, o porte de drogas deixa de ser crime.

O STF avalia um recurso aberto pela Defensoria Pública de São Paulo depois de um homem, que já estava preso, ser condenado pelo porte de três gramas de maconha em sua cela. Os defensores argumentam que o artigo 28, que criminaliza o portador de drogas, é inconstitucional, visto que ele fere direitos de intimidade e da vida privada.

Se os ministros do STF votarem pela inconstitucionalidade do artigo, o porte de drogas deixa de ser crime. Isso não quer dizer, porém, que as drogas serão legalizadas. A compra, a produção, a venda e o tráfico de drogas continuarão proibidos.

Lá no Twitter, tem gente fazendo campanha usando a hashtag #DescriminalizaSTF. Olha o que elas estão falando:


int(1)

STF pode descriminalizar porte de maconha no Brasil; ó o que pessoas estão falando web afora