A operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, a Tepco, anunciou que a temperatura do reator 1 da unidade está abaixo dos 100°C, informou neste domingo a rede NHK.

A Tepco instalou na quinta-feira passada outro sistema de reciclagem e injeção de água de fabricação japonesa que, por enquanto, tem dado bons resultados no reator 1.

Os esforços da empresa estão focados agora em reduzir a temperatura dos outros reatores e estabilizar a do reator 1 abaixo dos 100°C, incluindo se acontecer alguma emergência, o que representaria levá-lo a uma parada fria.

Com o novo sistema japonês, compatível com o que se encontra em funcionamento desde junho, a Tepco conseguiu aumentar a capacidade de reciclagem da água radioativa da central em 1,5 vez, acrescentou a NHK

Ambos os sistemas reciclam as cerca de 21 mil toneladas de água contaminada acumuladas na unidade à razão de 70 toneladas por hora, muito acima das 45 toneladas conseguidas sem o novo sistema, para depois serem injetadas para refrigerar os reatores.

A segunda fase do plano do Governo para controlar a unidade é tentar conseguir uma diminuição radical dos níveis de radioatividade antes de levar os reatores a uma parada fria e dar por concluída a pior crise nuclear dos últimos 25 anos.


int(1)

Temperatura do reator de Fukushima cai abaixo de 100°C

Sair da versão mobile