A tempestade tropical “Kátia” se intensificou de novo a oeste do arquipélago africano de Cabo Verde ao aumentar seus ventos máximos sustentados de 100 km/h, e se espera que se transforme em furacão nesta quarta-feira.

“Kátia”, a 11ª tempestade tropical da temporada de ciclones do Atlântico, está a 1.585 quilômetros a oeste do extremo sul das ilhas de Cabo Verde, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos em seu boletim das 6h (de Brasília) desta quarta-feira.

Kátia se desloca rapidamente por águas abertas do Atlântico em direção oeste com uma velocidade de translação de 33 km/h, acrescentou o NHC.

Uma tempestade tropical se transforma em furacão de nível quando seus ventos máximos atingem 119 km/h na escala de intensidade de Saffir-Simpson, de no máximo de cinco.

Nesta temporada de furacões na bacia atlântica, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, 11 tempestades tropicais já se formaram, incluindo “Kátia“, e “Irene“, um furacão de nível 3.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) atualizou no início deste mês sua previsão e informou que mais tempestades serão formadas, entre 14 e 19, das que entre sete e dez poderiam se transformar em furacões. Deles, entre três e cinco podem ser de grande intensidade, com ventos superiores aos 178 km/h. 


int(1)

Tempestade tropical "Kátia" ganha intensidade ao cruzar Atlântico

Sair da versão mobile