As autoridades da cidade de Joplin, no estado americano do Missouri, se apressaram nesta segunda-feira a buscar sobreviventes entre os escombros após a passagem de um tornado que destruiu boa parte do local e causou a morte de pelo menos 116 pessoas.

“Estamos esperançosos de que até podemos salvar vidas”, disse nesta segunda-feira o governador do Missouri, Jay Nixon, em entrevista coletiva após um longo dia de trabalhos de resgate de vítimas, no qual sete pessoas foram encontradas com vida, que estavam soterradas pelos escombros.

O tornado atingiu em cheio casas e edifícios do centro da cidade, entre eles um hospital que ficou praticamente em ruínas, o que o classifica como o tornado mais destrutivo registrado nos EUA desde os anos 1950.

Durante o fim de semana, uma frente de tempestades e tornados abalou vários estados do meio oeste americano, como Missouri, Kansas, Oklahoma e Wisconsin. Contudo, a cidade que mais sofreu mais foi Joplin, de 50 mil habitantes, com uma faixa de destruição de nove quilômetros de comprimento e um quilômetro de largura.

No seu percurso, o tornado passou pelo Centro Médico Regional St. John’s, cuja equipe mal teve tempo de levar os pacientes pelos corredores antes que o vento destroçasse centenas de janelas. Os pacientes foram depois evacuados a outros hospitais da região, disse Cora Stott, porta-voz de um hospital de Springfield.

No entanto, no meio de um panorama desolador e à luz de refletores, a equipe médica do hospital St. John atendeu nesta madrugada quase 400 pacientes transferidos pelas equipes de socorro e pela Polícia.

Os postos de primeiros socorros e os albergues em Joplin ficaram repletos de desabrigados, por isso que se habilitaram outros edifícios públicos, como o centro de espetáculos Memorial Hall, aonde enfermeiros e equipes de emergência se deslocaram para atender pessoas com ferimentos graves.

O impacto do tornado no hospital St. John foi tão forte que hoje os moradores do condado Dade, cerca de 110 quilômetros de Joplin, encontraram em seus jardins placas de raios X procedentes do centro médico.

O chefe de bombeiros, Mitch Randles, calculou que os danos afetaram entre 25% e 30% da cidade, localizada a 255 quilômetros ao sul de Kansas City,

O governador do Missouri, Jay Nixon, que ordenou a mobilização de unidades da Guarda Nacional desse estado para os trabalhos de socorro, disse que “a situação é muito precária, e há incêndios alimentados pelos escapes de gás em várias partes da cidade”.

No entanto, a onda de tornados afetou também outros estados. Em Minneapolis (Minnesota), os tornados causaram o fechamento de estradas e rodovias pela queda de árvores e fios de alta tensão, originaram vazamento de gás e desabaram casas.

A porta-voz do município de Minneapolis, Sara Dietrich, disse que tinha confirmado a morte de uma pessoa no Condado Hennepin e que outras 29 sofreram ferimentos graves. O impacto dos tornados em Minneapolis fez com que voassem tetos, alas de alpendres, cercas e outdoors, apesar do número de casas destruídas ter sido limitado.


int(1)

Tornado devasta cidade do Missouri e deixa 116 mortos