A única carta escrita na noite em que o Titanic se chocou contra um iceberg pode alcançar US$ 165.200 em um leilão que será realizado no próximo dia 26 no Reino Unido, informou nesta terça-feira a casa Henry Aldridge & Son.

A carta, que será leiloada por essa casa do condado de Wilshire, no sudeste da Inglaterra, foi escrita por Esther Hart, uma das sobreviventes da tragédia, e estava destinada a sua mãe, que morava na cidade de Chadwell Heath, no condado de Essex.

Na noite em que Hart escreveu essa carta que jamais foi enviada – 14 de abril de 1912 -, o Titanic se chocou contra um iceberg em sua viagem inaugural do porto inglês de Southampton a Nova York, o que provocou seu naufrágio no dia 15 ao sul de Terranova, no Canadá.

Esther Hart e sua filha Eva, de 7 anos, foram resgatadas após a tragédia, sendo que Eva viveu até 1996, enquanto seu pai, Benjamin, morreu no naufrágio.

A correspondência, que traz o logotipo da bandeira White Star Line, proprietária do Titanic, foi adquirida há vários anos pela pessoa que a pôs à venda agora, segundo a casa de leilões, que não revelou a identidade desse proprietário.

De acordo com a casa Herny Aldridge & Son, Hart escreveu na carta que estava se sentindo enjoada e que não tinha comido e nem bebido nada, mas que sua filha estava passando bem e, inclusive, cantaria em um concerto a bordo.

O porta-voz da casa de leilões, Andrew Aldridge, destacou hoje a importância desta “peça lendária” ao ressaltar que se trata da única carta escrita naquela trágica noite.

No naufrágio do Titanic morreram mais de 1.500 das 2.224 pessoas que estavam a bordo, enquanto o restante da embarcação, a 4 mil metros de profundidade, foi localizado em 1985.


int(1)

Única carta escrita na noite do acidente do Titanic vai à leilão em Londres

Sair da versão mobile