Organizada pelo jornalista André Palhano, a primeira Virada Sustentável acontecerá em São Paulo nos dias 4 e 5 de junho (sábado e domingo). No sábado, o evento ocorre das 8h da manhã até a meia-noite e no domingo das 8h às 20h. Dia 5 de junho, inclusive, é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Diferente da Virada Cultural, a Virada Sustentável não se estenderá pela madrugada: “Ela não vira a madrugada, achamos melhor não fazer uma ‘balada sustentável’, com álcool e tabaco. Inclusive recusamos o patrocínio de empresas destes ramos”, disse Palhano em entrevista coletiva.

Com mais de 300 atrações, todas gratuitas, em 60 lugares diferentes de São Paulo, a previsão é de que aproximadamente 2 milhões de pessoas participem do evento. Dentre as atrações estão exposições, workshops, oficinas educativas, teatro infantil e apresentações musicais.

Preocupados em “levar a sustentabilidade” a todos, as atividades não ficarão concentradas na parte central da cidade. Sete parques, várias estações de metrô, museus, livrarias e outros locais serão palcos da Virada.

O evento tem como objetivo reunir ações, atrações e atividades ligadas à sustentabilidade, e não só ao meio ambiente. “Queremos levar as informações para as pessoas de maneira agradável e inspiradora, também tratando da qualidade de vida, que tem tudo a ver com o tema da sustentabilidade”, afirmou o organizador.

Realizada em parceira com o poder público, parceiros estratégicos e empresas patrocinadoras, a Virada Sustentável conta com o apoio das secretarias municipal e estadual do Meio Ambiente (SVMA e SMA), além da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

A Virada Sustentável contará com ações das principais organizações que trabalham com o assunto aqui no Brasil, como WWF, Greenpeace, SOS Mata Atlântica, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Slow Food, Carta da Terra, entre outros. A programação completa poderá ser acessada no site oficial da Virada Sustentável a partir do dia 23 de maio.


int(1)

Virada Sustentável terá mais de 300 atrações em São Paulo