No dia 25 de agosto de 1958, o japonês Momofuku Ando, falecido fundador da Nissin, lançou o produto que mudaria a vida de muita gente preguiçosa sem tempo por aí: o macarrão instantâneo. No Brasil, popularizaram-se sabores adaptados para o paladar ocidental, como o de galinha, o de carne e o de legumes. Países asiáticos, como o Japão, a Coreia do Sul e a China, por sua vez, empenharam-se em inventar uma variedade absurdamente absurda de sabores (alguns bem estranhos, a propósito).

Este repórter do Virgula Inacreditável fez uma pesquisa no site especializado em macarrões instantâneos The Ramen Rater (em inglês), e foi à Liberdade, bairro japonês de São Paulo, encher a mochila de lámens asiáticos (é fácil encontrá-los em lojas de produtos nipônicos). Aqui embaixo, a reportagem fala sobre os cinco produtos mais gostosos e interessantes que achou por lá.


1- Tempura Udon, da marca Itsuki (japonês) – O udon é um tipo de macarrão mais grosso, feito de farinha, bastante popular na culinária japonesa. Nesse pacote, ele vem como massa fresca, não desidratada. O gosto do caldo (que leva peixe, camarão e alga marinha), lembra o tipo de comida que se come diariamente no Japão (não, a galera por lá não devora sushi todos os dias). O tempurá, por sua vez, são bolinhas desidratadas que vêm em um saquinho separado.


2- Soon Ramyun, da marca Nongshim (coreano) – Esse é o único miojo vegetariano a ter entrado na lista de “10 melhores macarrões instantâneos de todos os tempos” do site The Ramen Rater. O caldo apimentado leva alho, cebolinha, gengibre, cogumelo e outros vegetais. Perfeito para um dia de frio preguiçoso.


3- Kuroi Buta Curry Udon Noodle, da marca Toyo Suisan (japonês)
– Se há um molho popular no Japão, esse molho é o karê, uma “releitura” mais adocicada do tempero indiano curry. Se você nunca experimentou, esse miojo de karê pode te surpreender. Outro barato desse produto é a carne de porco, que vem desidratada em um saquinho separado (japoneses adoram saquinhos separados).


4- Super Cup Omori Ika Yakissoba Noodle (sabor lula), da marca Acecook (japonês)
– Se você quer um miojo que venha com bastante ingrediente, isso aqui é o que você está procurando: lula, cogumelo desidratado, gengibre, repolho, alga, peixe etc. O caldo lembra molho inglês, mas um tanto mais adocicado.


5- Shin Ramyun, da marca Nong Shim (coreano)
– O miojo mais popular na Coreia do Sul é para quem gosta de coisa beeeeem apimentada. Vem com um saquinho com cebolinha, cenoura e cogumelos desidratados.

Sem mais artigos